Publicado em 15/01/2024
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<p><b>Como a Tecnologia da Informação, Big e Smart Data vem mudando o jogo de Marketing?</b></p>
<p>A Tecnologia da Informação é sem dúvidas uma das ferramentas mais valiosas que temos nos tempos atuais. Já te explicamos o que é Big e Smart Data, e quais são as diferenças entre os dois neste <b><a href="https://www.dataself.com.br/artigos/bigxsmart">artigo.</a></b> Hoje, vamos abordar como eles vem impactando a área de marketing e planejamento estratégico das empresas, desde o momento em que nos tornamos globalmente conectados.</p>
<p><b>Impacto da Web</b></p>
<p>O primeiro grande impacto da internet para as empresas foi o alcance e a globalização. A expansão para vários países, antigamente, era algo que apenas as grandes marcas, como Coca-Cola e Mc Donald’s, conseguiam visualizar e implementar.</p>
<p>Conforme nos tornamos mais conectados, essa realidade passou a ser possível até para os novos e pequenos empreendedores, com e-commerce capaz de realizar entregas em qualquer lugar do mundo, ou mesmo produtos totalmente digitais, que sequer necessitam entregas físicas, se tornando instantaneamente acessíveis.</p>
<p>A internet fez com que parássemos de pensar em nossos negócios como regionais ou nacionais, e passamos trabalhar com grandes escalas, descobrindo nichos de mercado que antes seriam inacessíveis, simplesmente por estarem “espalhados” pelo mundo. A barreira de localização foi completamente quebrada.</p>
<p>Isso abriu um leque de possibilidades, mas, ao mesmo tempo, trouxe um enorme desafio: A necessidade de se manter competitivamente relevante, em um oceano de marcas, produtos e ideias que são distribuídos e divulgados diariamente.</p>
<p><b>O Boom das Redes Sociais</b></p>
<p>Se o alcance foi a primeira grande mudança que a internet trouxe para o mundo corporativo, as redes sociais são definitivamente a segunda mais relevante.</p>
<p>Com a necessidade de nos destacarmos da concorrência, em uma sociedade em constante mudança e valorização do individualismo e autenticidade, as marcas encontraram nas redes sociais um canal para realizar algo nunca antes visto: gerar uma conexão real e contínua com seus consumidores.</p>
<p>O que começou como uma forma de compartilhar fotos entre amigos, dentro da faculdade do Sr. Zuckerberg, evoluiu para uma verdadeira indústria da comunicação, em que os usuários se tornam a moeda de troca, e as empresas investem inúmeros recursos para alcançá-los.</p>
<p>Este novo canal desenvolveu suas próprias regras de comunicação, empregos específicos e evoluiu o conceito de branding ao redor do mundo.</p>
<p>E é aqui que começamos a ver o impacto do Big e Smart Data dentro do marketing!</p>
<p>Mas, este impacto se resume a conferir likes e compartilhamentos, testar gostos e desgostos com a audiência e mapear horários mais relevantes para postagens?</p>
<p>Definitivamente não!</p>
<p><b>Direcionando Big Data para o Marketing</b></p>
<p>Embora todos os exemplos citados acima sejam uma parte relevante de análises de dados, eles abordam apenas a comunicação dentro de redes sociais.</p>
<p>Aplicar o Big Data no marketing e da empresa vai muito além disso.</p>
<p>Antes de termos acesso aos grandes volumes de informações que o Big Data nos fornece, erámos reféns de 2 grandes vilões da estratégia:</p>
<ul>
<li><b>"Achismos” e Instinto:</b></li>
</ul>
<p>Embora nosso instinto seja importante quando estamos diante de grandes decisões, sem um embasamento teórico e pesquisas de público e mercado, ele pode se tornar um grande sabotador da sua empresa.</p>
<p>O Big Data consegue transformar todas as nossas dúvidas e suposições em certezas, direcionando-nos aos próximos passos de maneira mais assertiva.</p>
<ul>
<li><b>Tentativa e erro:</b></li>
</ul>
<p>É claro que a tentativa e erro são partes importantes de toda jornada de sucesso de um produto ou marca. Porém, antigamente, o feedback do cliente só era recebido quando o produto já estava em circulação, em duas respostas claras: sucesso ou fracasso.</p>
<p>Com o Big Data, se torna muito mais fácil e acessível realizar pequenos testes, medir aceitação de público e direcionar a sua empresa para o caminho certo, antes do fracasso.</p>
<p>Evitando assim desperdício de tempo e dinheiro neste processo.</p>
<p><b>Smart Data aplicado no Planejamento Estratégico</b></p>
<p>O Smart Data é um grande aliado do Marketing, não apenas abordando a comunicação da sua empresa, mas o planejamento estratégico como um todo.</p>
<p>Quando pensamos em análises de mercado, por exemplo, pode ajudar na previsibilidade do comportamento de consumo, na criação de estratégias de impacto, na gestão e organização interna, em processos de Inbound e Outbound Marketing, e muito mais.</p>
<p>Abaixo estão as principais aplicações no do Smart Data no planejamento:</p>
<ul>
<li><b>Desenvolvimento de Produtos:</b></li>
</ul>
<p>Dados de grupos focais, pesquisas primárias e secundárias, dados de redes sociais, mercados de teste e lançamento antecipado podem ser usados para antecipar e testar a demanda da sua clientela, e, assim, criar ou ajustar produtos, para que solucionem as dores específicas deles.</p>
<ul>
<li><b>Manutenção Preditiva:</b></li>
</ul>
<p>Capacidade de antecipar e encontrar defeitos em máquinas e equipamentos, antes mesmo de se tornarem problemas. Permitindo a ação e correção quando apenas os sintomas inicias se apresentam, evitando erros potenciais.</p>
<ul>
<li><b>Experiência do Consumidor:</b></li>
</ul>
<p>Aqui entram os dados das redes sociais que citamos acima, mas não para por aí! Visitas em sites, registros de chamadas, histórico, interação com o conteúdo. Tudo isso pode ser utilizado para melhorar a interação com o cliente, além de oferecer ofertas personalizadas para cada um deles.</p>
<ul>
<li><b>Segurança:</b></li>
</ul>
<p>Ao estabelecer padrões em dados, é possível identificar fraudes e impedir invasões de hackers. A identificação de geolocalização e tipo de canal e plataforma utilizada pelo invasor também pode ajudar o planejamento de novas estratégias de segurança digital.</p>
<ul>
<li><b>Machine Learning:</b></li>
</ul>
<p>Permite ao seu sistema se adaptar de forma autônoma, com base na experiência e leitura de padrões. Os dados possibilitam o aprendizado das máquinas, que não precisarão mais serem programadas.</p>
<ul>
<li><b>Eficiencia Operacional e Automação:</b></li>
</ul>
<p>Os dados conseguem detectar falhas na produção e corrigi-las, além de antecipar demandas futuras, e automatizar tarefas corriqueiras, se tornando indispensável na tomada de decisões.</p>
<p>O DataSelf trabalha com Smart Data, de maneira personalizada para as suas demandas.</p>
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