Como B.I. pode impactar seu negócio, lucros e produtividade.

Imagem artigo
Publicado em 15/02/2024
<conteudo> <p> <b>Descubra como Business Intelligence pode impactar seu negócio, lucros e produtividade!</b> </p> <p>No mundo dos negócios atual, onde tempo é dinheiro e leads valem ouro, manter-se competitivamente relevante no mercado deixou de ser um “diferencial” e passou a ser uma necessidade.</p> <p>Em um oceano de marcas surgindo diariamente, com impacto e consequências globais, estamos em uma constante luta pela atenção da <a href="https://www.dataself.com.br/artigos/bigdataemarketing">audiência</a>. Porém, só a atenção não basta!</p> <p>Afinal, depois de conquistar o lead, você precisa conquistar o cliente, e para isto só existe um caminho: Excelência, Atenção e Confiança.</p> <p>Mas apenas empresas bem estruturadas, que conhecem seus pontos fortes e fracos e que estão dispostas a continuar evoluindo, se desenvolvendo e inovando são capazes de trilhar esta rota. É aqui que o <b>Business Inteligence</b> entra.</p> <p> <b>Afinal, quem é este tal de B.I.?</b> </p> <p>Apesar do termo ter se tornado tendência nos dias de hoje, graças a disponibilidade de dados, possibilitada pelo <a href="https://www.dataself.com.br/artigos/bigxsmart">Big Data</a>, este conceito não é novo. Business Intelligence surgiu nos anos 60, como forma de disseminar informações, sejam internas ou externas, dentro de uma organização.</p> <p>Com o passar do tempo, a internet e a computação aprimoraram a forma como adquirimos estas informações, coletando inúmeros dados por segundo e abastecendo cada vez mais nossos bancos de dados.</p> <p>Portanto, a definição moderna de B.I. é a combinação de análise e planejamento empresarial com mineração, tratamento e visualização de dados, para gerar insights assertivos nas tomadas de decisão.</p> <p> <b>Qual é a importância disso?</b> </p> <p>Aplicar B.I. resulta em uma análise descritiva sobre a situação atual da sua empresa e do mercado, trazendo inúmeros benefícios, como:</p> <ul> <li> <p> <b>Aumentar Lucros e Diminuir Riscos:</b> a capacidade de identificar riscos e oportunidades no mercado pode ser o fator decisivo para o lançamento de um produto ou divulgação de um serviço. A análise dos dados internos e externos garante maiores chances de tomar a decisão correta, no momento certo, e evitar gastos desnecessários, impactando diretamente no seu capital.</p> </li> </ul> <ul> <li> <p> <b>Aprimorar sua Competitividade:</b> Conhecer seus pontos fortes e fraquezas é a melhor maneira de garantir que você não será superado pela concorrência. Ao cruzar seus dados internos com os de seus concorrentes, você pode identificar facilmente quais setores precisam ser aprimorados, além de conseguir acompanhar as tendências do mercado, se mantendo sempre em destaque.</p> </li> </ul> <ul> <li> <p> <b>Aumentar a Eficiência:</b> Além de agilizar todos os processos do seu negócio, o Business Intelligence consegue identificar possíveis erros antes que se tornem problemas financeiros, encontrar duplicações e ineficiências entre setores e otimizar as operações diárias de todos os seus colaboradores, gerando mais produtividade.</p> </li> </ul> <ul> <li> <p> <b>Mensurar seu Desempenho:</b> A capacidade de definir métricas e indicadores-chave de desempenho (KPIs) te fornece controle e segurança sobre seu desempenho em relação as suas métricas e objetivos, a curto e longo prazo.</p> </li> </ul> <ul> <li> <p> <b>Integração da Equipe:</b> A disseminação de informações por toda a empresa permite que os setores estejam mais integrados, funcionando em harmonia com seu planejamento.</p> </li> </ul> <ul> <li> <p> <b>Inovação:</b> Identificar padrões de comportamento dos seus clientes e do mercado pode ajudar a definir os próximos passos, e prever quais serão as dores e problemas de seus consumidores, garantindo que sua marca seja sempre a inovadora dentro do seu nicho.</p> </li> </ul> <ul> <li> <p> <b>Planejamento:</b> Possuir um histórico de dados da sua própria empresa permite comparações com você mesmo. Isso se torna essencial no momento de planejar suas próximas metas e objetivos de maneira realista, porém ambiciosa.</p> </li> </ul> <p> <b>E como eu faço para aplicar o B.I. na minha empresa?</b> </p> <p>Apesar de parecer complexo, a aplicação de Business Intelligence se torna bem simples com o direcionamento correto.</p> <p>O primeiro passo é construir uma cultura voltada a dados no seu negócio. Isso significa constantemente destacar a relevância destes dados para seus colaboradores.</p> <p>Porém, mais importante que os dados em si, são as análises e a visualização dos mesmos. Dashboards interativos, com visualização inteligente, garante que todos os funcionários tenham acesso as informações necessárias para realizar suas tarefas.</p> <p>A possibilidade de diferentes formas de acesso as análises, seja por gráficos, colunas, imagens ou planilhas, pode facilitar a identificação de insights que, antes, poderiam passar despercebidos.</p> <p>Mas não se iluda! Investir em ferramentas que possibilitam a aplicação do B.I. sem aplicar um treinamento de como, por que e quando utilizar estes dados seria o mesmo que comprar uma Ferrari para dirigir no trânsito de São Paulo.</p> <p>As plataformas conseguem analisar e cruzar estes dados, mas cabe à sua equipe extrair os insights deles.</p> <p> <b>B.I. “Fora da Caixinha”:</b> </p> <p>Chega de teoria, vamos ver como a aplicação do B.I. funciona na prática!</p> <p>Não existe exemplo melhor, ou mais inusitado, que a maneira como a Netflix resolveu aplicar o Business Intelligence.</p> <p>Em 2016 a Netflix utilizou os padrões de consumo de seus consumidores, e foi além do “Recomendado para você”, para avaliar quais seriam as tendências e preferências de sua audiência.</p> <p>Ao analisar quais programas, filmes e documentários eram mais assistidos pelo público, ela conseguiu identificar uma verdadeira paixão de seus usuários pelos anos 80.</p> <p>Não apenas a década, mas também o conteúdo que era mais chamativo, como os clássicos "Os caça fantasmas”, “E.T. - O Extraterrestre”, “Poltergeist”, “O Labirinto do Fauno”.</p> <p>O resultado? A aclamada série de ficção científica Stranger Things, que só em sua primeira temporada conquistou 252 milhões de visualizações na plataforma.</p> <p>A série estava recheada de referências a diversos filmes da época de 1980, além de contar com os atores Winona Ryder e Matthew Modine, atros dos anos 80, em seu elenco.</p> <p>O sucesso não foi obra do acaso, mas o resultado de muita pesquisa e análise de dados.</p> <p> <b>Trazendo para sua Realidade:</b> </p> <p>Você não precisa ser a Netflix, nem estar produzindo uma série de sucesso, para começar a aplicar Business Intelligence no seu negócio.</p> <p>A cultura voltada a dados é utilizada em todos os setores do mercado, independentemente do tamanho da sua empresa.</p> <p>Se você está procurando a ferramenta certa para começar, nós temos a solução que irá encaixar no seu negócio!</p> <p>Seja entrega de dados com o <a href="https://www.dataself.com.br/">DataSelf</a>, visualização intuitiva com o <a href="https://www.diagnosticopublico.com/">Diagnóstico Público</a>, gestão de processos com o <a href="https://cotz.com.br/">Cotz!</a> ou automação com o SICLO, aqui, seu problema vira solução.</p> <p>Entre em contato agora no nosso <a href="https://br.linkedin.com/company/4mti">Linkedin</a>, <a href="https://www.instagram.com/4mti_solucoes/">Instagram</a> ou <a href="https://api.whatsapp.com/send?phone=5531982176567">Whatsapp</a>, para descobrir como podemos aprimorar sua equipe e ajudar o seu negócio a conquistar o mundo digital. </p> </conteudo>